Garanta seu Emprego: aprenda a fazer Networking!

Se você está buscando emprego, já sabe que a concorrência está cada vez mais acirrada, em todos os segmentos, por conta da crise e do desemprego. Cada vaga anunciada recebe em média centenas de currículos. Os sites de emprego parecem funcionar cada vez menos.

O que você pode fazer para se destacar nesse cenário e garantir o seu emprego, seja o atual ou o futuro?

O resultado dessa pesquisa pode te ajudar. O Linkedin tem realizado pesquisas com profissionais de RH para conhecer as tendências de recrutamento e seleção do mercado. Essa figura mostra um dos resultados encontrados para 2017.

Foram entrevistados 331 decisores de atração de talentos em departamentos de RH, com nível de gerência ou mais alto, com participação no uso do orçamento da empresa para soluções de recrutamento.

O resultado mostra a preferência por 2 canais de contratação: indicações de funcionários e Redes profissionais sociais.

rede de contatos

Esse resultado aponta DUAS COISAS que você TEM QUE SABER sobre o seu futuro profissional:

#Indicações de funcionários: você PRECISA de uma REDE DE CONTATOS estratégica e eficiente para ter acesso às vagas disponíveis no seu segmento de mercado. Lembrando que indicações só são feitas com um alto grau de CONFIANÇA, que só é gerada através de RELACIONAMENTO. Ou seja, não adianta ter mil cartões de visitas coletados em eventos ou 10 mil conexões no Linkedin, se ninguém faz ideia de quem você é ou do que faz. Você tem que se RELACIONAR com essas pessoas para que, em um momento de necessidade, elas queiram e possam te ajudar.

#Redes profissionais em mídias sociais: aqui no Brasil, isso significa LINKEDIN, que já possui cerca de 30 milhões de usuários. Cada vez mais recrutadores e headhunters usam essa rede na busca de profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis. Se você não souber usar o Linkedin da forma correta (possuir um perfil atrativo, publicar conteúdo relevante que aumente sua visibilidade e faça seu marketing pessoal) suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos diminuem assustadoramente.

Então, se você quiser se destacar, terá que trabalhar fortemente a sua capacidade de CONHECER e se RELACIONAR com pessoas. E, hoje, o Linkedin é a melhor e mais potente ferramenta online para isso. Ele pode ser sua vitrine profissional, gratuita, funcionando 24h por dia.

Eu conheço profissionais que frequentemente recebem propostas de emprego pelo Linkedin, mesmo estando trabalhando.

É claro que não acontece da noite para o dia. Você precisa de alguns pre-requisitos:

1) Ser ótimo tecnicamente e gostar do que se faz

2) Conhecer profundamente o seu mercado de atuação

3) Conhecer as funcionalidades da ferramenta Linkedin;

4) Saber se conectar com pessoas (e não estou falando do convite de conexão do Linkedin e sim saber gerar aquela conexão que vem de afinidades mútuas);

5) Saber se relacionar através de opiniões coerentes e relevantes para suas conexões;

6) Produzir conteúdo de qualidade e interessante para aumentar sua visibilidade, criar uma marca profissional forte e fazer seu marketing pessoal da maneira correta;

7) Repetir os passos 4 a 6 com consistência e persistência;

É fácil?! Não. Exige trabalho, dedicação e paciência. Compensa? SIM!!!

Se você quiser economizar seu tempo e energia, eu gravei um Treinamento Online, onde você aprenderá a usar melhor o  Linkedin e extrair todo o potencial dessa maravilhosa ferramenta de Networking Online:

___________________________________________________

CLIQUE AQUI e conheça o Treinamento

Como Usar o Linkedin para Conquistar um Novo Emprego e Desenvolver Sua Carreira

Com ESTE LINK você ganha 50% de desconto no valor do Treinamento.

Promoção por tempo limitado. Aproveite

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *