Buscando Vagas no LinkedIn: os 5 Erros Que Matam Suas Chances

Milhares de desempregados estão buscando vagas no LinkedIn, atualmente. Isso porque o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com 500 milhões de usuários, sendo 30 milhões só aqui no Brasil.

Apesar do grande número de usuários aqui no Brasil, a maioria ainda não sabe usar de maneira eficiente as funcionalidades da plataforma.

Estes fatos, aliado ao aumento do número de desempregados no Brasil nos últimos anos, potencializou a quantidade de pessoas buscando vagas no LinkedIn, seja para se recolocar ou para encontrar um emprego melhor do que o atual.

Como evitar os erros buscando vagas no Linkedin

O rápido crescimento da rede fez com que as empresas começassem a anunciar massivamente suas vagas no Linkedin, ao mesmo tempo que os recrutadores começaram a usá-lo como ferramenta de busca para novos talentos.

Isso também ocasionou o surgimento de algumas ‘crenças’ sobre o Linkedin.

Essas ‘crenças’ se não forem quebradas, podem fazer com que a sua imagem profissional seja ‘arranhada’, seu perfil não seja encontrado e  você perca as chances de encontrar o novo emprego que tanto sonha.

Por isso decidi escrever este artigo, mostrando como você, que está buscando vagas no Linkedin, pode evitar os 5 erros mais comuns que a mairia dos profissionais comete. Vamos a eles.

ERRO 1 Tratar o Linkedin como seu currículo digital

buscando vagas no linkedin

Esse é um dos maiores erros cometidos por quem está buscando vagas no Linkedin. Muita gente acredita que a plataforma é meramente um repositório digital para seu currículo.

Veja bem, seu currículo possui toda a sua formação e experiência técnica e profissional. Ele tem que ser algo objetivo, não ultrapassando 2 folhas.

O seu Perfil no Linkedin é muito mais vivo e dinâmico, que você deve alterar conforme for acumulando vivências e experiências. Ele também deve conter, além da sua experiência técnica, as suas habilidades comportamentais, desenvolvidas ao longo da sua carreira.

Os recrutadores e headhunters vão querer saber quem é você, além da sua formação e experiência. Eles buscam o melhor profissional, que vai se adequar às necessidades técnicas da vaga que também possua as competências comportamentais ou emocionais necessárias.

Eles não podem correr o risco de contratar alguém que tenha, por exemplo, baixa inteligência emocional e inseri-lo em uma equipe que está performando bem.

Já ouviu falar do ditado: Você será contratado pela sua capacidade técnica e demitido pelo seu comportamento?

É bem por aí.

Portanto, aproveite para descrever algo da sua personalidade, das suas ‘soft skills’. Isso vai valorizar o seu Perfil no Linkedin.

________________________________________________________________

Saber usar o Linkedin é um dos passos para encontrar e conquistar um novo emprego. Veja quais são os outros  

 Como Conquistar o Emprego dos Sonhos!

Clique AQUI para conhecer os outros passos essenciais para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

________________________________________________________________

ERRO 2 Só acessar quando estiver buscando vagas no LinkedIn

perfil otimizado

Esse erro complementa o primeiro e, geralmente, são as mesmas pessoas que o cometem quando estão buscando vagas no Linkedin. Quem usa a rede só como currículo digital, também costuma usá-la apenas como banco de vagas, se candidatando a todas as oportunidades que aparecem por lá.

Outro exemplo que ilustra bem esse erro são os profissionais que tinham uma conta parada no Linkedin, por já trabalharem há muitos anos na mesma empresa e acreditavam que não precisavam dele.

De repente, foram mandados embora e resolveram ‘reativar’ sua conta na plataforma, apenas para ficar buscando outro emprego.

Esses dois grupos raramente obtêm resultados buscando vagas no LinkedIn.

Realmente, ele será inútil se você usá-lo da mesma maneira que uma agência de empregos ou um site de banco de vagas, apenas mandando currículos todos os dias.

Com o nível de desemprego atual, cada vaga anunciada no Linkedin recebe, em média, dezenas ou centenas de currículos. Igualzinho aos sites de vagas.

Enquanto você está buscando vagas no Linkedin, você também deve realizar um forte trabalho de construção da sua rede de conexões com profissionais estratégicos, relacionando-se com eles, para que saibam quem você é e o que faz.

Lembre-se que o Linkedin busca, em sua essência, conectar profissionais, incentivando a prática do networking entre eles.

ERRO 3 Inserir “Buscando Recolocação” no Perfil

Esse é um erro que pode ser fatal para sua busca de emprego. Vejo dezenas de profissionais buscando vagas no Linkedin e, na ânsia de mostrar ao mercado que estão procurando recolocação, colocar este termo no pior local possível do Perfil: o campo de descrição profissional.

Veja um exemplo:

vagas no linkedin

Os recrutadores, quando vão pesquisar por profissionais na rede, usam o campo PESQUISA no menu superior da tela principal do Linkedin. E NUNCA vão digitar “Buscando recolocação” ali, porque isso não traria perfis de profissionais da área de atuação que eles precisam.

E esse é um dos campos de maior peso nos mecanismos de busca do Linkedin. Ao preenche-lo dessa forma você está perdendo valiosos pontos no ranqueamento dos robôs de busca e aumentando as chances de NÃO ser encontrado por ninguém.

Se você deseja informar que está desempregado, mantenha a sua descrição profissional preenchida com sua área de atuação, cargo que está buscando, certificações e, por último, inclua o termo “buscando recolocação”

Mas eu, sinceramente, acho desnecessário essa informação.

Tente se colocar no lugar do recrutador por um momento. Se você fosse ele, e localizasse um profissional com o perfil totalmente alinhado com as necessidades da vaga aberta, você desistiria de chama-lo para o processo seletivo se ele já estivesse empregado em outra empresa?

É claro que não. Você faria sua proposta e ficaria a cargo dele aceitar ou não.

________________________________________________________________

Saber usar o Linkedin é um dos passos para encontrar e conquistar um novo emprego. Veja quais são os outros  

 Como Conquistar o Emprego dos Sonhos!

Clique AQUI para conhecer os outros passos essenciais para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

________________________________________________________________

ERRO 4 Só aceitar seus amigos e conhecidos

buscando vagas no linkedin

Esse erro é muito comum entre as pessoas que estão buscando vagas no Linkedin. Elas o utilizam da mesma maneira que o Facebook, ou seja, pensam que é uma rede social para interagir com amigos.

Mas, se o seu objetivo é aumentar o seu networking e gerar novas oportunidades para sua carreira, como isso vai acontecer se você só continuar se relacionando com as pessoas que já conhece?

Quando você aceita os convites de desconhecidos no Linkedin, várias coisas positivas podem acontecer:

  • Você vai aparecer mais vezes na pesquisa de outros usuários, pois um dos fatores para que isso ocorra é a quantidade de conexões em comum você tenha com a pessoa que realiza a pesquisa
  • Você nunca sabe de onde pode surgir uma oportunidade de emprego ou de trabalho. Mesmo que uma nova conexão não seja da sua área, ela pode conhecer pessoas que sejam e fazer a ligação entre você e elas
  • Com o aumento da sua rede de conexões, mais pessoas irão ver as atualizações do seu Perfil e suas publicações.

E, se por acaso, você se arrepender depois de aceitar uma nova conexão, seja porque ela fica enchendo sua caixa de mensagens ou fazendo comentários que ferem seus valores na sua timeline, basta excluí-la da sua rede. Simples assim.

Mas não adianta você aceitar todos os convites se ele representar apenas mais um número na sua rede. Sempre que aceitar uma nova conexão você deve enviar uma mensagem de boas vindas, falando um pouquinho de você.

Sua rede tem que saber quem você é e o que você faz.

ERRO 5 Pedir emprego para desconhecidos

entrevistas de emprego

Esse erro se tornou muito comum entre os profissionais que estão buscando vagas no Linkedin, devido ao aumento do desemprego nos últimos anos,  em conjunto com a demora na recolocação. Esses fatores ocasionaram um aumento dos pedidos de emprego no Linkedin. O problema é que as pessoas fazem isso da maneira menos eficiente possível.

Veja algumas destas ações que podem ser muito prejudiciais à sua imagem profissional:

  • conectar profissionais de RH, headhunters ou qualquer outro profissional e, assim que eles aceitam, pedir emprego e/ou mandar o currículo sem ser requisitado;
  • se candidatar a uma vaga de emprego, ver que algumas conexões suas (que você nunca viu na vida, trabalham na empresa e enviar mensagem pedindo para elas ‘indicá-lo’ para a vaga.
  • publicar mensagens “desesperadas” dizendo que não está conseguindo emprego, nem pagar as contas, que tem filhos, etc…
  • enviar mensagem para TODA a sua rede com o currículo anexado pedindo emprego (enquanto escrevia este artigo, eu mesmo recebi uma mensagem assim)

Agora, se coloque, por um momento, no lugar dessas pessoas. Se alguém que você nunca viu na vida pedisse para você um emprego, por mais boa vontade que você tivesse em ajudar, muito provavelmente não indicaria essa pessoa para trabalhar na sua empresa ou na empresa de algum amigo, pois não a conhece.

Porque quem indica está validando aquele profissional. E como fazer isso se você não o conhece?

Nunca faça isso. Sei que às vezes o desespero bate, pois as contas não param de chegar. Eu mesmo já fiquei 1 ano desempregado certa época da minha vida.

Mas essas atitudes, dentro de uma rede profissional com o Linkedin, prejudicam sua imagem e podem mais atrapalhar do que ajudar.

O ideal é você construir sua rede e ir se relacionando com as suas conexões. Assim, essas pessoas vão saber o profissional que você é e se sentirão mais confiantes e confortáveis para indicá-lo às vagas.

Pronto para encontrar seu novo emprego no Linkedin?

Se você está buscando vagas no LinkedIn, tem que evitar a todo custo os erros mostrados neste artigo. Assim você poderá usar todo o potencial desta uma excelente ferramenta para desenvolver sua carreira. E também aumentará suas chances de conseguir um novo emprego, de forma mais rápida.

Você pode até mesmo começar a fazer parte do grupo de profissionais que recebem, frequentemente, propostas de emprego pelo LinkedIn, mesmo estando empregados.

________________________________________________________________

Gostou do artigo? Saber usar o Linkedin é um dos passos para encontrar e conquistar um novo emprego. Veja quais são os outros  

 Como Conquistar o Emprego dos Sonhos!

Clique AQUI para conhecer os outros passos essenciais para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

________________________________________________________________

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *