Como alcançar suas Metas AINDA este ano

O ano já está passando e você ainda nem começou a realizar suas resoluções de Ano Novo? Ou, se começou, já desconfia de que não conseguirá alcançá-las esse ano? Que tal usar uma técnica comprovada para aumentar suas chances de alcançar os resultados esperados, ainda este ano, de uma forma estruturada e lógica?

Diversos estudos já comprovaram que o “simples” ato de escrever suas metas de uma forma estruturada aumentam as chances de atingi-las. E que se você imprimir e colar em algum lugar onde possa olhar para essas metas todos os dias, aí essas chances se multiplicam.

Isso ocorre porque elas saíram do imaginário, intangível (seu cérebro) para algo palpável (o papel), e você, inconscientemente começa a se cobrar para atingi-las, aumentando seu comprometimento em realizá-las.

E existe uma técnica muito poderosa de fazer isso. Uma técnica que aumenta incrivelmente suas chances de alcançar o que você deseja ainda este ano. Chama-se a meta E.S.P.E.R.T.A (ou S.M.A.R.T.)

Mas o que é isso????

Fim de ano

É uma técnica usada em Programação Neurolinguística e em Coaching para determinar os objetivos a serem alcançados pelas pessoas. ESPERTA é um acrônimo, que significa uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de várias outras palavras. Para aplicar, siga os passos abaixo:

  • Específica: você precisa especificar exatamente o que quer no tempo presente, em uma linguagem que use sons, imagens e sensações, para impressionar seu cérebro. Veja a diferença: “Eu vou ser promovido esse ano.” e “Eu vou ser promovido até novembro e para isso vou fazer o curso X e o treinamento Y”. O primeiro é genérico enquanto o outro determina exatamente o seu desejo. Assim será bem mais fácil saber se você realmente atingiu seu objetivo, ou não!
  • Sistêmica: você deve considerar o efeito que alcançar essa meta terá em você, nas suas outras metas, e também nas outras áreas da sua vida, como sua família, ambiente de trabalho, etc. Pergunte-se “Como a realização da meta vai afetar a minha vida?” , “Por que ela é importante para mim?”;
  • Positiva: sua meta deve ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa como por exemplo “Eu não vou mais discutir com meu chefe” diz para o cérebro que você vai continuar discutindo, porque ele não entende a negação. Coloque frases como “Eu vou conversar com meu chefe de maneira calma e tranquila, argumentando meus pontos de vista.” , “Em 2015 irei a todas as aulas do curso de inglês”.
  • Evidência: sua meta tem que ser medida ou avaliada de alguma forma, e precisa ter feedback durante o processo para eventuais correções de rumo. Por exemplo, se sua meta for obter uma promoção, a evidência pode ser a a imagem do seu gestor te cumprimentando, ou a sua nova mesa de trabalho.
  • Recursos: Você precisa identificar que recursos já possui e quais terá que adquirir para alcançar o estado desejado. Esses recursos podem ser financeiros, capacitações, etc. Pergunte-se: “Que capacidades e recursos eu preciso para alcançar essa meta? Quais eu já possuo e quais terei que obter?”
  • Tamanho: sua meta deve ser trabalhada em uma dimensão adequada. Mesmo que agora ela pareça grande demais, você pode quebrá-la em partes menores a serem trabalhadas separadamente. Pergunte-se: “Minha meta é viável?”, “É realista?”. Por exemplo, se você é sedentário, não adianta querer correr uma maratona em 3 meses… isso NÃO É uma meta realista, ok?!
  • Alternativas: seu plano de ação precisa ter opções, ser flexível. Fatalmente, você terá que realizar alguns ajustes ao longo do tempo. Pergunte-se: “Qual é o meu plano de ação?” , “Como vou lidar com as dificuldades e desafios que surgirem?”

A técnica da meta ESPERTA pode ser usada para qualquer grande objetivo que você tenha, como passar em um concurso público, conquistar um corpo forte e saudável, comprar um apartamento/carro novo ou montar o seu próprio negócio. Mas ela só irá realmente funcionar se você tiver foco e concentração suficientes para colocar em prática todas as ações necessárias para alcançar essas metas.

Lembre-se da máxima: “Objetivo sem ação é ilusão”.

Se você não colocar em prática seu plano de metas o risco delas nunca saírem do papel é grande. Se você tem dificuldades em focar ou se concentrar em seus objetivos, sofrendo com a procrastinação, apatia, falta de iniciativa e desconcentração, conheça um método que pode te ajudar: o curso O Poder do Foco.

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Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

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