Como Fazer um Currículo Impossível de Ser Ignorado pelos Recrutadores!

Aprenda Como Fazer um Currículo Incrível

Você sabia que as pesquisas indicam que os recrutadores levam apenas 6 segundos para decidir se o seu currículo serve para a vaga? É por isso que você precisa saber como fazer um currículo impecável, que destaque o que você tem de melhor a oferecer para a empresa.

Nesse artigo eu vou te mostrar como colocar seus conhecimentos e experiências em cada campo do seu currículo, mesmo que você não tenha trabalhado em muitos empregos, nem tenha um diploma de faculdade famosa.

Vem comigo!

Como fazer um currículo incrível

O currículo é o seu cartão de visitas, quando você se candidata a uma vaga de emprego. Através dele, você faz a sua apresentação profissional, mostrando a sua trajetória no mercado, desde a sua formação até as experiências vividas dentro das empresas.  Na internet existem dezenas de modelos de currículos para serem baixados o que acaba gerando dúvidas se existe um melhor do que o outro.

Não existe.

O que vai tornar um currículo incrível é a maneira como você coloca suas informações nele. No entanto, você precisa usar o bom senso e verificar se o formato do seu currículo está alinhado com a área e com a posição que você vai ocupar.

Por exemplo, modelos que fogem muito do padrão tradicional ou que trazem um design mais inovador podem ser interessantes profissionais que trabalham em áreas onde a criatividade é muito valorizada, mas podem não ser tão bem-vistos em empresas mais conservadoras.

Mas, em geral, independente do seu segmento de mercado, esses dados devem ser organizados de forma direta e atrativa. Assim, você consegue aumentar as chances de se destacar dos demais candidatos, passando pelas etapas iniciais do processo seletivo.

________________________________________________________________

Saber como fazer um currículo incrível é um dos passos para se destacar dos outros profissionais e conquistar um novo emprego. Veja quais são os outros  

 Como Conquistar o Emprego dos Sonhos!

Clique AQUI para conhecer os outros passos essenciais para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

________________________________________________________________

Antes de começar a escrever

Para você saber como fazer um currículo incrível, existem alguns pontos que eu quero destacar e que podem fazer muita diferença na sua avaliação pelo recrutador:

Português: muito cuidado com erros gramaticais e de digitação. Ninguém está livre deles, porém, quando você está buscando uma ótima primeira impressão, eles podem se tornar um ponto muito negativo. Se o recrutador for muito exigente, isso pode determinar até sua eliminação.

Sinceridade: sempre seja 100% honesto com as informações na hora de fazer um currículo. Nunca inclua experiências ou habilidades que você não possui. Até porque, mesmo chamando a atenção do recrutador na primeira avaliação, as mentiras são facilmente detectáveis nas etapas seguintes do processo.

Conteúdo: além de verdadeiro, o conteúdo tem que ser interessante. Também deve ser objetivo, ocupando, no máximo, três páginas. Mesmo que você tenha 20 anos de atividades e suas experiências ocupem 20 páginas, você precisa extrair o que é necessário e mais importante para a vaga que deseja. Isso ajudará os recrutadores que precisam analisar dezenas de currículos para identificar os candidatos com maior potencial para a vaga.

Comportamental: as entrevistas comportamentais, principalmente, em empresas de maior porte, estão se tornando uma rotina. Por isso, você já pode ir se acostumando a falar das suas principais habilidades comportamentais, incluindo-as, estrategicamente, na hora de fazer um currículo. Pode somar pontos, pois os recrutadores querem conhecer a personalidade do candidato, já que atitudes e comportamentos interferem na produtividade e na entrega dos resultados.

Uma palavrinha sobre comportamentos

A maioria dos profissionais, quando aprende como fazer um currículo, acredita que deve colocar apenas seus conhecimentos técnicos. No entanto, você também precisa mostrar um pouco da sua personalidade, através das competências comportamentais ou as “soft skills”.

Os recrutadores e profissionais de RH preocupam-se com o risco de contratar alguém muito bom tecnicamente, mas com comportamentos que tragam problemas para a equipe e a empresa, ou, que tenham dificuldade em se adaptar à cultura organizacional.

Portanto, você pode sinalizar, ao fazer um currículo, que está alinhado ao que eles estão buscando, e ganhar pontos. Para fazer isso de maneira eficiente, invista um tempo refletindo no que deve colocar nele, ou seja, quais as características sua personalidade devem ser destacadas em seu benefício.

Essa é a hora de pensar no seu marketing pessoal, em como se vender para quem lerá o documento.

________________________________________________________________

Tenha um Guia de 5 Passos para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

Clique AQUI e baixe o Ebook Gratuito Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

________________________________________________________________

Agora sim, vamos começar a escrever seu currículo

Aqui você começa a usar o seu talento para a escrita. Calma, não fique nervoso se você acha que escreve mal. Vou te passar, exatamente, o que você precisa fazer.

A seguir, eu falo o que você pode colocar em cada campo do seu currículo.

1) Dados Pessoais

Coloque seu nome completo, idade e estado civil logo no início do documento. É fundamental incluir também diversas formas de contato, como telefone, e-mail, perfis de redes sociais, principalmente Linkedin e Skype, para que você não perca uma oportunidade porque seu celular estava desligado ou sem bateria.

Em relação ao endereço (dúvida comum), inclua apenas o bairro, cidade e o estado. Evite informar o endereço completo, já que não sabe quem vai ler o seu currículo.

2) Objetivo Profissional

Este é um dos campos mais importantes, na hora de fazer um currículo. É o campo que vem logo abaixo do seu nome e está relacionado ao cargo que você está concorrendo.

Em vez de incluir apenas “Analista”, escreva a área específica em que deseja atuar, por exemplo: “Analista de Marketing” ou “Analista de Mídias Sociais”.

3) Resumo Profissional

Um dos segredos sobre como fazer um currículo incrível é um resumo bem escrito. Dedique uma atenção especial a este campo, porque ele é um dos principais que o recrutador vai ler. Como o próprio nome indica, é um resumo da sua vida profissional. Você pode escrever, de forma resumida e atrativa, os principais projetos que participou e os resultados alcançados.

É interessante incluir os segmentos da sua área de atividade que você domina, indicando seus diferenciais de mercado, ou seja, aquele conjunto de habilidades que permitem que suas entregas sejam acima da média.

O resumo, apesar de curto, tem que ser interessante para a pessoa ficar com vontade de saber mais sobre você. Vale organizar o texto em tópicos para facilitar o entendimento.

Os recrutadores procurarão identificar um pouco do seu perfil técnico e comportamental, pelo que escrever. Portanto, capriche e revise depois de terminar. Se puder, peça para outra pessoa ler também. Um olhar de fora sempre ajuda. Assim, diminuia chance de passar qualquer erro de digitação ou de português.

Dica extra e poderosa: pesquise o resumo de outros profissionais da sua área para se inspirar. O Linkedin é uma excelente fonte para essa pesquisa

3) Formação acadêmica

Essa é a parte mais óbvia na hora de fazer um currículo. Coloque as instituições de ensino que você frequentou, o curso e datas de início e término. Inclua sua graduação, pós graduação, MBA, especializações, extensões, etc.

Coloque-os por ordem de importância. Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

4) Experiência profissional

Essa seção é outra das mais importantes na hora de fazer um currículo. Aqui entram todas as dicas que te passei, ao longo do texto. Portanto, liste todas as empresas que já trabalhou, citando o nome, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. E, o mais importante, descreva todas as atividades que você desenvolveu nessas empresas, fale dos resultados alcançados, e, se possível, cite as habilidades que você usou. É assim que o recrutador conhecerá o seu potencial.

5) Idiomas

O item “sinceridade” que falei anteriormente, é especialmente aplicável aqui. Muitos profissionais na hora de fazer um currículo superestimam sua proficiência em idiomas. Não faça isso, pois, é algo facilmente verificável.

Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que realmente possui. Se estiver realizando um curso, vale a pena colocar a data de início e o nível de proficiência atual: básico, intermediário ou avançado.

6) Cursos e certificações

Aqui você deve listar os cursos e certificações realizados, relacionados ao cargo em que está se candidatando. Coloque o tema, a carga horária e o nome das instituições onde foram realizados. Existem conhecimentos que são importantes em todas as áreas, como ferramentas de informática e internet. Neste caso, vale a pena você indicar o nível real de conhecimento técnico nestes itens.

Novamente, seja sincero, pois, quando as vagas necessitam de algum programa específico, são aplicados testes.

7) Outras experiências

É aqui que você colocará qualquer outra experiência que considerar válida para o cargo que está concorrendo. Podem ser suas viagens, trabalhos voluntários, entre outras.

O critério é identificar se estas experiências contribuíram com conhecimentos e habilidades que serão necessárias para o trabalho que você está pleiteando. E esteja pronto para falar sobre elas durante a entrevista.

Pronto para se candidatar àquela vaga dos seus Sonhos?

Saber como fazer um currículo incrível não é garantia de sucesso no processo seletivo, mas é uma ótima forma de se destacar da concorrência e aumentar as chances de ser chamado para participar de processos seletivos.

Agora que você já sabe tudo o que precisa, prepare este documento com cuidado e carinho. Ele pode ser a ferramenta que abrirá as portas para aquelas vagas que você mais deseja.

________________________________________________________________

Gostou do artigo? Saber como fazer um currículo incrível é um dos passos para se destacar dos outros profissionais e conquistar um novo emprego. Veja quais são os outros  

 Como Conquistar o Emprego dos Sonhos!

Clique AQUI para conhecer os outros passos essenciais para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

________________________________________________________________

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *