Crescer na Carreira: os 3 pilares essenciais para usar o Linkedin

Quem quer crescer na carreira, precisa estar ciente que o mercado de trabalho vem passando por várias mudanças nos últimos anos. Não só por conta da tecnologia, que pode riscar do mapa vários cargos, enquanto cria diversos outros.

Existe um outro movimento, no que diz respeito às formas de recrutamento e seleção de novos profissionais pelas empresas que pode afetar o seu futuro, se você não estiver preparado.

Esse movimento é baseado em dois fatores, ou tendências, que vêm se fortalecendo:

1) Implementação nas empresas de programas internos de indicações de funcionários, o que faz com que grande parte das vagas abertas nem chegue ao conhecimento do mercado. E isso faz todo o sentido, pois ao pedir indicações de colaboradores, a empresa aumenta muito as chances de receber currículos qualificados e de pessoas idôneas. Porque ninguém vai querer ‘queimar seu filme’ dentro da empresa indicando qualquer um.

2) O uso massivo do Linkedin por recrutadores e headhunters para buscar os profissionais mais alinhados com as vagas que estão abertas. Por ser uma ferramenta gratuita, com acesso a milhares de pessoas e empresas no mundo inteiro, o Linkedin facilita o trabalho desses profissionais.

Essas duas tendências são confirmadas por pesquisas que o Linkedin realiza anualmente com profissionais de RH. Você pode baixar o resultado da pesquisa de 2017 no link abaixo:

https://business.linkedin.com/pt-br/talent-solutions/cx/16/12/tendencias-de-recrutamento-brasil

Isso significa que, para crescer na carreira, você precisa incluir ações de networking na sua rotina e dominar o uso do Linkedin, que se tornou uma poderosa ferramenta para o crescimento da sua carreira.

Como crescer na carreira usando o Linkedin

O resultado da pesquisa mostra que, se você não fizer isso, corre o risco de perder várias oportunidades de crescer na carreira. Não falo apenas de empregos, mas também de convites que podem abrir outras portas, como dar aulas e palestras, ou conseguir clientes e parceiros, caso você seja empreendedor.

E foi por isso que eu escrevi este artigo. Para o Linkedin funcionar para você, aumentando as suas chances de ser encontrado, aproveitar as oportunidades de emprego e crescer em sua carreira, você precisa conhecer e trabalhar 3 Pilares dentro da plataforma.

Vamos ver quais são:

 1º Pilar Construir um Perfil Estratégico

O seu Perfil no Linkedin é o seu cartão de visitas, sendo o primeiro no Linkedin para crescer na carreira. É por onde você será encontrado, visto e lembrado.

Ou não….

Essas informações devem ser colocadas de forma atrativa para que o seu perfil fique bem posicionado nas pesquisas realizadas por recrutadores e headhunters, fazendo com que você seja encontrado por eles.

Esse é apenas o 1º passo. Mas não basta ser encontrado. A partir daí, o seu perfil tem que cativar esses profissionais, demonstrando que você pode ser o melhor candidato para as vagas que eles têm para oferecer, te chamando para os processos seletivos.

O seu Perfil tem que mostrar toda a sua experiência e capacitação técnica, mas não só isso. Ele tem que mostrar também QUEM É VOCÊ, como é sua personalidade, quais são suas competências comportamentais ou “soft skills”.

Recrutadores e headhunters preocupam-se com o risco de contratar alguém com baixa inteligência emocional e isso trazer problemas para a equipe e a empresa, no médio ou longo prazo.

Existe um ditado comum em Recursos Humanos:

“Você será contratado pela sua capacidade técnica e demitido pelo seu comportamento”

Portanto, demonstre como você desenvolveu essas habilidades ao longo da sua vida profissional.

_______________________________________________________________

Está gostando do artigo?

Então,  CLIQUE AQUI  e conheça o Treinamento Linkedin Carreira para aprender, de forma definitiva,

a se destacar no Linkedin, conquistando um novo emprego e desenvolvendo sua carreira!

Com ESTE LINK você ganha 50% de desconto no valor do Treinamento.

Promoção por tempo limitado. Aproveite!

___________________________________________________

2º Pilar Criar e Gerenciar sua Rede de Contatos

Depois de preparar o seu Perfil, o segundo Pilar para crescer na carrreira é montar sua Rede de Conexões dentro do Linkedin. Antes de falar como você pode fazer isso, é necessário que você entenda como o Linkedin organiza suas conexões.

Existem três grupos de conexões dentro do Linkedin, que variam de acordo com o grau de relacionamento com você:

Conexões de 1º grau: são as pessoas que estão conectadas diretamente a você, por já fazerem parte da sua rede

Conexões de 2º grau: são as pessoas que não estão conectadas com você, mas que estão conectados com pelo menos uma pessoa que está na sua rede de 1º grau

Conexões de 3º grau: são as pessoas que fazem parte da rede de alguma conexão de 2º grau em relação a você.

O Linkedin permite que você envie convites e mensagens para as pessoas de 2º e 3º graus, convidando-as a fazerem parte da sua rede. Isso te dá acesso a milhares de pessoas dentro e fora do Brasil.

Um networking potencial fantástico.

Possuir uma rede ampla e diversificada vai permitir que seu Perfil seja visualizado mais vezes, aumentando as chances de você ser chamado para as oportunidades abertas.

Também vai permitir que você se mantenha atualizado com o que ocorre no seu mercado, pois vai acompanhar o que os profissionais da sua área estão fazendo, através das suas publicações e dos seus Perfis.

Para iniciar sua Rede de Conexões, você pode começar enviando convites para seus contatos de e-mail. O próprio Linkedin sugere essa ação quando você se cadastra, e ela fica ativa no seu Perfil, caso queira realiza-la mais tarde.

3º Pilar Relacionamento

Possuir uma rede de conexões ampla e variada no Linkedin não vai ajudar você a crescer na carreira se ela não souber quem é você, o que você faz e o que está buscando profissionalmente. Só assim ela poderá ser útil em um momento de necessidade, como a busca por um novo emprego.

E para isso você precisa se relacionar com ela.

Possuir uma rede contatos profissionais ativa é imprescindível nos dias de hoje tanto para quem está em busca de emprego quanto para aqueles que desejam alavancar a carreira.

Networking não é só mandar convites para novas conexões ou trocar cartões em eventos. É a sua chance de se fazer notar por outros profissionais que podem ser estratégicos para você.

Mas para que essas pessoas sejam contatos valiosos, que se sintam seguras para te contratar ou indicar, existe a necessidade de você criar um relacionamento com elas. E isso não se consegue simplesmente mandando mensagem no Linkedin sempre que precisar de emprego.

Existem diversas formas de se relacionar dentro do Linkedin. Vamos ver algumas:

– Você pode curtir, comentar e compartilhar os conteúdos que suas conexões publicam.

– Ao identificar um assunto de interesse ou que possa ajudar alguma conexão sua, você pode marcá-la na postagem

– Você pode ajudar outras pessoas a se recolocarem ao compartilhar as vagas que surgirem para você, que não são do seu interesse

– Você pode parabenizar quem faz aniversário, conseguiu se recolocar ou foi promovido (o Linkedin te avisa desses eventos no ícone Notificações do menu superior, na tela principal (figura)

– Você pode (na verdade, deve) publicar com frequência seu próprio conteúdo, agregando valor para a sua rede.

Essas são apenas algumas das maneiras de se relacionar dentro do Linkedin, que, se realizadas de forma consistente, vão gerar visibilidade para o seu perfil e contribuir para consolidar sua imagem profissional.

Bom, você já deve ter notado que fazer o Linkedin trabalhar a seu favor requer organização e disciplina. Requer investimento de tempo e energia. Mas os resultados compensam.

_______________________________________________________________

Gostou do artigo? Então,  CLIQUE AQUI  e conheça o Treinamento Linkedin Carreira

 para aprender, de forma definitiva, a se destacar no Linkedin,

conquistando um novo emprego e desenvolvendo sua carreira!

Com ESTE LINK você ganha 50% de desconto no valor do Treinamento.

Promoção por tempo limitado. Aproveite!

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *