Como Descobrir Seu Propósito e Aplicar no Trabalho e na Carreira

Por que é tão importante você descobrir seu Propósito? Basicamente é a diferença entre você viver plenamente ou apenas passar pela vida sem objetivo. O problema é encontrá-lo. Você não aprendeu na escola como ele era importante nem como usá-lo para construir uma vida extraordinária. Nem na universidade. Pelo contrário, esses lugares são cheios de ensinamentos de como viver de forma comum, como ser invisível, obediente, “correto”, disciplinado, “normal”.

Somos ensinados a obedecer ordens, decorar fórmulas e, acima de tudo, ser bonzinhos, não causando confusão, não questionando nossos superiores e cumprindo com nossas responsabilidades, sendo elas importantes para nós ou não. Importância ou significado não importam realmente na escola. Para piorar as coisas, em casa você também não aprendeu a questionar significado ou importância – assim como na escola, nosso objetivo era obedecer e não causarmos problemas. Quanto mais “normais”, melhor.

Pois é, mas se o caldo começa a engrossar no período escolar, é na hora de escolher sua profissão que ele entorna de vez.

________________________________________________________________

Tenha um Guia de 5 Passos para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

Clique AQUI e baixe o Ebook Gratuito Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

________________________________________________________________

O problema de descobrir seu Propósito começa na escola

A escolha profissional é uma mistura delicada que envolve personalidade (em formação ainda) + habilidades (não descobertas) + estilo de vida + ambição por realização e crescimento.

Agora adicione a pressão dos pais para você escolher uma profissão “que tenha futuro” na visão DELES (“Como assim você vai fazer Música? Isso não dá dinheiro!”).

Pronto, o resultado disso é que, segundo pesquisas, 80% das pessoas estão frustradas/insatisfeitas com a atual profissão. E nunca houve tanta mudança de carreira como hoje em dia. E às vezes a mudança é para áreas completamente diferentes da original: tem gente que vai da Engenharia para Psicologia e da Meteorologia para o Coaching.

Será que você faz parte desse grupo de insatisfeitos e/ou frustrados?

Responda a essa pergunta: o que você faria da vida se não precisasse se preocupar com tempo e dinheiro?

O que você faria se não precisasse de dinheiro?

Veja esse vídeo para se inspirar:

Gostou? Aposto que antes de ver o vídeo ia responder viajar pelo mundo e ficar à toa. Obviedades à parte, é claro que quem está no ciclo do trabalho de oito a 12 horas por dia adoraria a oportunidade de escapar dessa rotina massacrante e passar um tempo fazendo nada ou curtindo a vida em qualquer outro lugar.

Mas uma hora a gente cansa de não fazer nada e entra a questão: e quando essas férias acabarem? Você não tem mais um trabalho para ocupar o seu dia. Agora é você e sua vida. O que você vai fazer?

E é aí que a maioria engasga…

“Humm, não sei bem… Eu poderia fazer diversas coisas, mas não quero realmente fazer nada em específico” ou “Não sei o que eu gosto de fazer”, são as respostas mais comuns.

Então aparece uma certa confusão interna, afinal, você vem seguindo a cartilha da vida com louvor, você fez e continua fazendo tudo o que supostamente deveria fazer para ter uma vida feliz e realizada, contudo você ainda não se sente realizado, parece que algo está faltando.

Você começa a sentir um certo desconforto interno, uma coisa que não sabe explicar direito o que é…

Você almeja ter paz interior e serenidade mas tem dificuldade para lidar com suas emoções sentindo-se estressado, ansioso, nervoso e frustrado quando você gostaria de ter a capacidade de lidar com as situações em sua vida de forma mais pró-ativa e sem reagir tanto emocionalmente.

Você define, persegue e conquista seus objetivos, mas no final sente apenas uma satisfação momentânea, seguida de um estranho sentimento de vazio e frustração? E no fundo de sua mente aparecem perguntas como “Isso é tudo?”, “Foi pra isso que eu lutei tanto?”, “Não era bem isso que eu queria quando eu comecei esta jornada…”?

Pergunta como é que eu sei disso….

A busca pelo Propósito no trabalho e na carreira

O que responde essa pergunta é o propósito. O propósito conecta o que você faz no dia a dia com um objetivo maior, lá na frente. As pessoas que o possuem têm consciência do papel que representam na Vida e um sentimento de auto-responsabilidade. E extraem disso a motivação para seguir em frente mesmo nos piores momentos.

Ou você acha que o Spielberg ou o Jobs não tiveram seus momentos ruins? Não tiveram dúvidas se o que eles estavam fazendo era o certo? Se o caminho escolhido era o melhor? Mas eles tinham uma Missão, um Propósito e uma Visão de onde eles queriam chegar.

Isso ocorre porque objetivos estão relacionados com o quê você quer alcançar. E Propósito tem a ver com o porquê você escolhe esses objetivos. Sem um porquê suficientemente forte, de nada adiante traçar objetivos. A realização por alcançá-los só se torna duradoura e verdadeira quando suas conquistas estão alinhadas com seu propósito de vida e este com seus valores.

Agora que já definimos os sintomas, vamos à solução.

A descoberta do seu Propósito passa por 4 etapas:

Depois de passar por essas etapas, você alavancou seu conhecimento sobre si mesmo e está pronto para encontrar ONDE está seu Propósito de Vida. Mas isso é papo para outro artigo.

________________________________________________________________

Tenha um Guia de 5 Passos para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

Clique AQUI e baixe o Ebook Gratuito Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

________________________________________________________________

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *