O Estresse Nosso de Cada Dia

Com a rotina corrida que você possui, provavelmente o estresse já virou parte integrante da sua vida. Mas, o estresse contínuo pode gerar problemas nos seus relacionamentos, na sua carreira e até ser a porta de entrada para doenças como depressão, síndrome do pânico, entre outras. Se, por um lado, é inevitável você passar por algum tipo de estresse ao longo do dia, por outro, é fundamental saber lidar e controlar este sentimento.

Acabe Com o Estresse

stress no trabalho

Nos dias de hoje é cada vez mais comum nós sofrermos com o estresse no dia a dia. Afinal, precisamos saber lidar com o trabalho, estudos, família, filhos e mais uma série de coisas que, se não forem bem organizadas, é para deixar qualquer um louco, não é mesmo?!

E com o acúmulo de tarefas, mais o trânsito, entre outros motivos, o estresse começa a tomar conta do cérebro humano, o que muitas vezes pode se transformar em doença. Mas, é certo que também existem pessoas que são estressadas por natureza, porém, tudo precisa de um limite, e estresse demais não é nada saudável.

Mas, de fato eliminá-lo da sua vida 100% nem sempre é possível, já que passar por um momento de estresse de vez em quando também pode ser considerado algo normal, porém, o que não pode acontecer é viver estressado todos os dias. Por isso, vou te dar algumas dicas que, se você colocar em prática, vai manter o estresse em níveis ‘aceitáveis’.

1. Tenha um Hobby

A primeira delas é ter um hobby, algo que você faça apenas pelo prazer de estar lá, que te relaxa e faz esquecer dos problemas diários. Por exemplo, se você gosta de dançar, que tal praticá-la duas e três vezes por semana? Ou se você ama fotografia, que tal participar de grupos que saem para sessões de fotos ao ar livre?

2. Pratique uma atividade física

Algo que você goste (tem que gostar, não pode ser por obrigação, senão vira outra fonte de estresse). O exercício físico regular distrai a mente, diminui a tensão muscular, estimula o sistema imunológico e regula o sono. Você também pode optar por yoga ou tai chi chuan que mesclam atividades físicas com exercícios respiratórios.

3. Presenteie-se

Que tal se dar de presente sessões de massagens que, além de relaxar, melhoram a circulação e facilitam a eliminação das toxinas do organismo?! Afinal de contas, quem passa por estresse diariamente, como no trabalho, sente a necessidade de um momento na semana para descarregá-lo. E de preferência que não seja sobre outra pessoa.

4. Mude seus pensamentos

Você também pode mudar a forma de pensar, pois, embora o estresse esteja presente no dia a dia, quando mudamos a forma de pensar, consequentemente agimos de maneira diferente também.

Por exemplo, diante de uma situação que você sente que está perdendo o controle, atingindo seu limite, peça licença, se retire para um lugar isolado e faça algumas respirações profundas, inalando pelo nariz e exalando pela boca lentamente. Se imaginar que os sentimentos ruins dentro de você estão sendo expelidos junto com a respiração, também irá ajudar muito. Isso vai aumentar a oxigenação do cérebro, distraí-lo e contribuir para você se acalmar.

Se você sente que perde o controle frequentemente nas conversas profissionais ou pessoais, pode fazer um curso de administração de conflitos, por exemplo, onde são ensinadas técnicas de conversação que estimulam o entendimento e a compreensão entre as pessoas.

O problema é que muitas vezes você se concentra nas partes ruins do seu dia, ou no que não deu certo nos seus projetos, e isso acaba sendo um gerador de estresse também. Se você conseguir focar nas coisas positivas relacionadas aos eventos do seu dia-a-dia existem mais chances de você observar a oportunidades de solucionar os problemas. Isso vai contribuir para controlar e diminuir seu estresse.

5. Alimente-se bem

Cuidar da alimentação também pode ser uma forma de controlar o estresse, pois, alimentos muito gordurosos, frituras e doces podem ajudar a ter uma vida mais estressada. Por isso, é fundamental ter uma dieta equilibrada, rica em saladas, verduras, frutas e legumes.

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Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

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