Sucesso Profissional: evite estes 3 comportamentos

Como alcançar o Sucesso Profissional evitando estes 3 comportamentos

Deixa eu te perguntar uma coisa: você já alcançou o sucesso profissional? Já possui um emprego que te dá prazer em trabalhar e que está agregando reconhecimento e crescimento à sua vida profissional? E, isso tudo com um belo salário?

Se a resposta for “não” ou “ainda não”, este texto é para você. É um alerta para você refletir sobre o que pode estar acontecendo na sua vida profissional para ainda não ter chegado onde tanto deseja.

Tenho certeza que não te faltam esforço, dedicação e profissionalismo. Mas, parece que isso ainda não foi suficiente para garantir a conquista do seu sucesso profissional, certo?!

Você ainda precisa ficar se preocupando com as crises e se a empresa vai te mandar embora na próxima “redução de custos”.

Mas, não precisa ficar desanimado com isso, porque aqui eu vou falar de três comportamentos que podem estar “matando” suas oportunidades de crescimento. Confira o texto para entender!

3 comportamentos que impedem o seu sucesso profissional

Os três comportamentos que impedem o seu sucesso profissional compõem o que eu chamo da Síndrome do Coitadinho de Mim.

Ela acomete aquelas pessoas que, em vez de assumirem a responsabilidade pelo que acontece na sua própria vida, preferem culpar na crise, no chefe, na infância, se colocando como vítimas das circunstâncias.

Perceba que eu falei que elas se colocam no papel de vítimas. Eu não disse que elas são vítimas. São apenas comportamentos que podem estar tão arraigados, que se tornaram automáticos no dia a dia.

Mas, todo comportamento pode ser mudado, desde que a pessoa deseje e se esforce.

Vamos ver, na prática, como esses comportamentos aparecem.

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1º comportamento: colocar a culpa nos outros

Você já percebeu como está se tornando especialista em encontrar culpados para seus fracassos? Tudo que dá errado é porque alguém não fez a sua parte ou então te impediu de fazer a sua.

Outras vezes uma enorme falta de sorte insiste em te atrapalhar, como se uma nuvenzinha de tempestade pairasse sobre sua cabeça.

Esse é o famoso “jogo da culpa”. O objetivo desse jogo é ver para quantas pessoas e circunstâncias uma vítima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para si mesma. É algo divertido, pelo menos para ela.

Infelizmente, não é assim tão legal para qualquer um que tenha a má sorte de estar ao seu lado. A razão é simples: quem está muito próximo a ela se torna um alvo fácil.

A vítima põe a culpa no gestor, na empresa, na economia, no governo, na crise, no marido ou na esposa, no sócio, e, se tudo o mais falhar, em Deus. A culpa é sempre de outra pessoa ou de outra coisa. O problema é invariavelmente alguém ou alguma coisa, nunca ela própria.

2º comportamento: sempre se justificar

Quando não está culpando alguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a sua situação dizendo algo do gênero: “não deu tempo para entregar o relatório” ou “meu computador pifou”.

Em seguida dizem algo como “Algumas variáveis não conseguimos controlar” ou então “imprevistos acontecem”…

Realmente nem sempre você conseguirá prever todas as variáveis, mas diante delas você pode se preparar e decidir como agir. Existe um provérbio chinês que diz:

“Espere o melhor e se prepare para o pior.”

Se você planejar e tentar prever as incertezas dos seus projetos, vai minimizar as chances das coisas darem errado e não vai precisar se justificar.

Ou pelo menos suas justificativas serão plausíveis e mostrarão que você fez todo o possível para que o projeto fosse entregue no prazo ou as metas fossem cumpridas.

Você pode escolher fazer parte do grupo que sempre “espera acontecer” ou do grupo que “faz acontecer”.

3º comportamento: viver se queixando

Queixar-se é a pior coisa que você pode fazer. Por quê?

A neurociência mostra que existe uma programação no nosso cérebro responsável por expandir tudo aquilo que você focaliza com muita intensidade.

Significa que, quando você se queixa, está se concentrando naquilo que está errado na sua vida ou naquilo que está te incomodando no momento.

Ou seja, está dando destaque a esses pensamentos e sentimentos, reforçando os caminhos neurais responsáveis por eles. Como consequência, você automatiza ainda mais esse tipo de resposta.

Quando você gasta seu tempo e suas energias reclamando, está focando sua vida nos problemas e não na solução.

Reclamar ou queixar-se de tudo se tornou um grande vício. Muitos acreditam que a reclamação é o maior problema de saúde mundial. Nunca se reclamou tanto. Toda essa reclamação está gerando desequilíbrios e doenças psíquicas e físicas nas pessoas.

A medicina também já comprovou que a maneira como você pensa afeta seu metabolismo e sua saúde, causando o surgimento de doenças e interferindo no tratamento delas.

Conhece alguma pessoa que vive reclamando e está sempre doente? Aí reclama mais ainda por não ter saúde e o que ocorre? Fica mais doente ainda. É um círculo vicioso.

Para piorar, reclamação e mal humor são contagiosos.

É provável que você possua amigos que gosta de conversar por ele reclamar das mesmas coisas que você reclama, e que a amizade se resuma a isso.

Já ouviu falar que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos? Neste artigo eu escrevi mais sobre isso.

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As outras pessoas influenciam no seu sucesso

Veja bem, não estou falando de ser interesseiro. Estou dizendo que você deve conviver com pessoas que tenham sonhos e ideais semelhantes aos seus e que batalham por eles. Elas ajudarão você a conquistar a mentalidade necessária para o seu sucesso profissional.

Pessoas positivas e poderosas que você se sinta bem ao conversar ou apenas ficar ao lado delas.

Você já deve ter ouvido falar da expressão “Dinheiro atrai dinheiro”, mas a verdade é que as pessoas de sucesso se cercam de outras pessoas de sucesso.

Elas evitam a todo custo a convivência com pessoas negativas ou pessimistas. Percebem essas pessoas como “sugadoras de energia e entusiasmo”.

Elas são muito seletivas quanto as pessoas com as quais se relacionam. Você, por acaso, conhece algum pessimista bem-sucedido? Eu não conheço.

Protagonismo: primeiro passo para alcançar o sucesso profissional

As pessoas de sucesso investem pesado no seu desenvolvimento comportamental, conquistando uma carreira brilhante, com retorno financeiro e realização pessoal. Infelizmente, poucos alcançam esses objetivos.

Será que existe algum segredo?

Na verdade, grande parte do segredo para o sucesso destas pessoas está em algo que não é intuitivo e que a maioria dos profissionais ignora.

A maneira como você pensa e age. Isso mesmo. A sua mentalidade, traduzida em comportamentos, influenciam muito a sua trajetória profissional.

Você precisa se tornar o protagonista da sua história. Parece coisa de filme, mas não é.

Protagonismo é a capacidade que a pessoa possui de tomar nas próprias mãos o rumo da sua carreira e das suas atividades profissionais, como se fossem um negócio do qual você é o dono.

Significa tomar suas decisões e se responsabilizar tanto por elas quanto pelas consequências que acontecerem.

Como desenvolver o Protagonismo?

Existem diversas formas de desenvolver o protagonismo e todas passam pelo autoconhecimento. Você precisa avaliar o seu perfil profissional, conhecer seus pontos fortes e fracos e o seu diferencial de mercado.

Conhecimento é poder e esse tipo de conhecimento fará com que você se torne um profissional mais seguro e confiante das suas habilidades.

Não existe protagonismo sem confiança.

Somente a autoconfiança permitirá que você tenha a coragem para tomar decisões alinhadas com o futuro profissional que você deseja, sendo pro-ativo e analisando seus resultados, buscando os erros e acertos e como fazer melhor na próxima oportunidade.

Você precisa acreditar que é está no comando da sua vida, que é você mesmo quem promove a sua própria mediocridade e que é você mesmo quem vai pavimentar a estrada para o sucesso profissional. Afinal, consciente ou inconscientemente, sempre se trata de você.

Então, melhor que seja de forma consciente, para que você possa interferir no processo.

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Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

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