Empreendedor: 10 Dicas para Você Vender Mais e Melhor

vender mais e melhor

Vender mais e melhor. Esse é o maior desafio do profissional de vendas. Apesar da profissão de vendedor ser uma das mais antigas do mundo, só agora está começando a se profissionalizar de fato.

Observamos isso pela escassez de universidades que oferecem o curso de graduação ou MBA na área de Vendas.

Infelizmente, ainda existe muito preconceito com a carreira de vendas, pois muita gente acredita que ser vendedor é opção para quem não consegue um outro emprego, não tem qualificação ou está buscando “um bico”.

Nada mais longe da verdade.

A área de vendas é estratégica para qualquer empresa. Qual a solução para uma empresa sair do prejuízo? Vender mais. Enfrentar a crise? Vender mais.

A boa notícia é que as habilidades comportamentais desenvolvidas por um vendedor profissional, como comunicação, persuasão e influência, podem ser desenvolvidas por qualquer empreendedor.

Um ótimo vendedor é formado a partir de algumas habilidades comportamentais e técnicas. A boa notícia é que ambas podem ser desenvolvidas e ensinadas, e você pode se tornar um empreendedor vendedor.

Como? Continue lendo e confira a seguir as principais características que você precisa desenvolver para vender mais e melhor.

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10 Dicas para Você Vender Mais e Melhor

1) Autoconhecimento

A primeira coisa que você precisa fazer é se conhecer. A maioria dos profissionais não tem ideia do próprio potencial, o que acaba prejudicando seus resultados.

Você, vendedor, tem que se conscientizar de todos os seus Pontos Fortes, compostos pelas suas competências técnicas e comportamentais, talentos ainda não explorados e paixões, e de como pode usar isso no seu dia a dia.

Também é importante você se conscientizar dos seus pontos fracos, caso eles estejam atrapalhando suas vendas.

Esse autoconhecimento causará um aumento na sua Autoestima e na sua Autoconfiança, fazendo com que você se sinta mais seguro para abordar qualquer pessoa e vender.

2) Energia Positiva

Você já percebeu como é bom estar ao lado de uma pessoa positiva, cheia de energia, alegre e motivada? Quando você sai do lado dela, parece que absorveu um pouco dessa energia?

Por outro lado, ao ficar ao lado de alguém pessimista, desmotivado, desanimado, você sai como se tivesse perdido um pouco da sua energia?

Você gosta de ser atendido por um vendedor emburrado, de má vontade, que parece estar ali apenas por obrigação? Pois é, o seu cliente também não gosta.

Exercite sua mente para se concentrar em coisas positivas, alimente-a com informações que agreguem valor a sua personalidade, como leituras e vídeos. Mentalidade positiva também deve ser treinada.

3) Autoconfiança

Como citei antes, esta característica é uma consequência do Autoconhecimento.

Quando você acredita em você mesmo e no que está vendendo, isso transparece para as outras pessoas e para o seu cliente também. Mesmo que de forma inconsciente, ele percebe quando você não está muito seguro do que está fazendo ou dizendo.

E uma vozinha na cabeça dele começa a dizer que algo não está muito certo. E ele não compra.

4) Gostar de vender

Nós só conseguimos ser excelentes naquilo que gostamos de fazer. Nossa paixão é despertada por aquelas atividades que temos algum talento nato. Nosso olho brilha, nossa voz fica vibrante, e isso contagia o nosso cliente.

Portanto, você precisa gostar de vender, mas não no sentido de ficar empurrando qualquer coisa para as pessoas.

Os melhores vendedores adoram vender porque têm consciência de que estão ajudando pessoas ao entregar uma solução para suas necessidades ou problemas.

5) Investir em seu desenvolvimento

Essa característica é essencial. Infelizmente, a grande maioria dos profissionais de venda acredita que a responsabilidade pelo seu treinamento e capacitação é exclusivamente da empresa.

É claro que é interesse dela também, mas o maior interesse tem que ser seu. A sua carreira, o seu desenvolvimento profissional são sua responsabilidade e você precisa investir na sua atualização e aprendizado constantemente.

Lembra do mapeamento dos Pontos Fracos que você consegue através do Autoconhecimento? Pois eles são seus guias para decidir onde vai investir seu tempo, energia e dinheiro para melhorar suas vendas.

Podem ser livros, cursos, pós graduações ou mentoria.

6) Aprender com os erros

Os melhores vendedores são focados em resultados. Por isso, não ficam de mimimi quando as vendas não acontecem.

Eles sabem que a responsabilidade da venda é dele e estão, frequentemente, analisando suas ações e estratégias, para entender o que está fazendo de errado e conseguir fazer melhor na próxima oportunidade.

7) Estudar seu mercado

Cada segmento de mercado possui características e ciclos próprios e você precisa conhecê-lo profundamente. Conhecer o seu mercado significa conhecer seus concorrentes, conhecer seus produtos e serviços e o seu público-alvo.

Inclua na sua rotina o hábito de acessar as páginas e redes sociais das principais empresas concorrentes, leia revistas especializadas da sua área, converse com outros profissionais, frequente eventos e feiras para ficar sabendo das novidades antes dos outros.

Isso também faz parte do seu trabalho.

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8) Conhecer bem e acreditar no seu produto

Ninguém consegue vender algo que acha ruim ou que não compraria para si mesmo. Como você irá convencer alguém se nem você mesmo está convencido que o produto é bom?

Por outro lado, você precisa conhecer seu produto detalhadamente para tirar todas as dúvidas do cliente. Isso não é apenas saber o preço ou o tamanho de uma peça. É saber sua procedência, método de fabricação, material, principais fornecedores, ou seja, tudo sobre o seu produto.

9) Conhecer profundamente seu público-alvo

Parece óbvio, mas muitos vendedores, principalmente no varejo, não pesquisam o público-alvo que costuma entrar na sua loja.

Você precisa entender profundamente os medos, objeções e desejos do seu cliente, para poder conversar e atende-lo melhor.

Avalie os seus clientes atuais e busque traçar um perfil que seja padrão entre eles. Você pode, por exemplo, criar uma planilha com idade, atividade profissional, gênero, estado civil, região onde mora, comportamentos mais comuns quando vai comprar.

Dessa forma, você começará a entender quem tem interesse em comprar seus produtos e serviços e estará cada vez mais preparado para vencer as objeções e aumentar suas vendas.

10) Vender valor e não preço

Essa característica é consequência direta das duas anteriores. O vendedor que conhece profundamente o seu mercado e o público-alvo, conseguirá entender o valor agregado do seu produto ou serviço, mostrando para ao seu cliente porque ele precisa comprar com você.

Lembre-se que preço e promoções são importantes, mas o cliente sempre busca um produto para atender uma necessidade. E isso tem um valor para ele, muitas vezes, maior do que o preço do produto.

Você tem que mostrar para ele que o seu produto ou serviço é a melhor solução para o que ele está buscando.

Isso é vender valor e não preço.

Pronto para vender mais e melhor?

Creio que, agora, você entende porque existem tão poucos Vendedores Imbatíveis no mercado e porque eles são diferenciados e disputados pelas empresas.

Dominar essas 10 características é um caminho diário e difícil. Requer dedicação e esforço. Grande parte dos profissionais de venda desconhecem esse caminho e outro grande grupo, que conhece, não se dedica a ele, por causa do trabalho necessário.

Portanto, se você fizer o que eu estou te mostrando neste artigo, você já estará na frente de 80% dos seus concorrentes. Você já será um profissional diferenciado e, com certeza, irá vender mais e melhor.

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Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

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