Você é a Média das 5 Pessoas com Quem Mais Convive

Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive. Até minha avó já sabia disso. “Diga-me com quem andas que te direi quem és”, falava ela. E a sua, também, provavelmente. Mas será que isso é verdade? Talvez não quem nós somos, mas possivelmente quem iremos nos tornar.

Quantas vezes não chegamos com aquela decisão importante que pode mudar nossa vida, elevando-a para outro patamar de qualidade, como correr uma maratona, largar o emprego para abrir nossa empresa ou emagrecer, e um amigo nos joga pra baixo?

Faz questão de mostrar detalhadamente tudo o que pode dar errado, como será difícil, etc? E pinta um quadro tão negro que você se convence e acaba desistindo?

Ou, se você tiver mais sorte, conta seus projetos para aquele outro seu amigo e recebe 10 kg de motivação?

Na verdade, somos diretamente influenciados pelo meio onde vivemos e pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes das pessoas que estão inseridas nesse meio. E, obviamente, quanto mais próximos, maior a influência.

Pensa comigo: quando você está conversando com uma pessoa altamente positiva, cheia de energia, alegre, motivada, quando você vai embora não fica com uma sensação boa? É como se tivesse se ‘contagiado’ com aquela energia positiva.

E o contrário também não acontece quando você fica próximo de uma pessoa negativa, que fica sempre reclamando da vida e falando mal dos outros?

Então….agora multiplique isso por 5 e terá uma noção do grau de influência que sofremos.

E o que Você pode fazer?

media das 5 pessoas que mais convive

Comece fazendo uma lista das pessoas que você mais convive. Em uma coluna coloque as pessoas que podem contribuir com a sua vida e na outra as pessoas com potencial para serem influências negativas. E passe o máximo de tempo possível com quem pode te puxar para cima.  Simples assim.

Pessoas tóxicas que você deve se afastar

  • A pessoa que não gosta de você
  • A pessoa que vive estressada
  • A pessoa que vive reclamando da vida ou fazendo ‘mimimi’
  • A pessoa que sempre discute com você
  • A pessoa que usa você

Observe as pessoas de maior sucesso que você conhece e perceba quem as cerca. Quase certo que serão as pessoas que possuem a mesma mentalidade de sucesso.

Selecionar com cuidado quem fica ao nosso redor é bem importante. Lógico que tem coisas na vida que a gente não escolhe. Nesses casos, nós é que temos a responsabilidade de ser a força que eleva o grupo, colocando quem a gente ama em um nível melhor sempre que possível.

Escolha quem você quer ser e procure andar com as pessoas que possuem conteúdo para que seja possível absorver conhecimentos e traçar caminhos em comum. Esteja sempre disposto a aprender mais e aprender com quem já chegou onde você almeja!

Já ouvi de um amigo empreendedor a seguinte frase: se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado. Porque ali você não vai aprender nada.

Assista também ao vídeo que eu gravei sobre esse assunto.

__________________________________

Gostou do artigo? Você está insatisfeito ou frustrado com sua carreira e deseja encontrar outra área de atuação dentro da sua profissão ou até mesmo outra profissão e não tem a mínima ideia por onde começar?

O Ebook “Como Planejar Sua Mudança de Carreira Sem Stress“ pode ajudar. 

Clique AQUI e baixe gratuitamente.

Coach Eduardo Corrêa

Master Coach de Carreira pelo Instituto MS de Coaching de Carreira. Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação certificada internacionalmente pelo BCI. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo INAp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *